Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

RETIRO DO TERÇO DOS HOMENS

Foi neste sábado dia 02 de julho no Sítio da Crizales em Bom Gosto, que aconteceu mais uma programação do Terço dos Homens de Tutóia. Estiveram reunidos quase 60 homens para um retiro espiritual, como desdobramento da última Assembléia Paroquial do Terço dos Homens realizada no final de 2010. Inspirado em Mateus 19,16-30, a reflexão percorreu quatro etapas: "Mestre que devo fazer para possuir a vida eterna". "Se você quer entrar para a vida, guarda os mandamentos". "Se quiser ser perfeito, vá, vende tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e terá um tesouro no céu. Depois vem e segue-me". "Quando ouviu isso o jovem foi embora cheio de tristeza". Percorrendo este itinerário chegaremos à condição de observar o nosso caminho espiritual e poder reorientar toda a nossa vida.

domingo, 26 de junho de 2011

PARÓQUIA REALIZA ASSEMBLÉIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

No dia 17 de junho na comunidade São Bernardo em Barro Duro aconteceu a I Assembléia de Formação e Planejamento do Apostolado da Oração da Paróquia de Tutóia e eleição da nova diretoria. No que tangeu à formação foi feita uma linha do tempo desde a criação do Apostolado lá pelos anos 1. 800 na França, seu início aqui no Brasil, em Recife, e como o movimento existe atualmente em todo o País.
Feito esse momento demos início a um plano semestral, que focou a formação, o aspecto social e a espiritualidade a partir da pessoa de Jesus Cristo. Realizada a eleição da nova coordenação ficou assim definida: Presidente: Jessivane de Barro Duro; Vice - Presidente: Josiel (Dão) de Paulino Neves; Secretária: Liege de Barro Duro; Tesoureira: Conceição de Tutóia Velha. Estavam em torno de 45 participantes entre associado(as) e zelador(e)as, das comunidades: Belágua, Nossa Senhora Aparecida de Paulino Neves, Tutóia Velha, Barro Duro e Tutóia. A Assembléia terminou as 12:00 com a Oração do Pai Nosso, o hino do Apostolado e o almoço oferecido pelo Apostolado da Oração de Barro Duro.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PAROQUIA REALIZA RETIRO DE PENTECOSTES

O dia de Pentecostes na Paróquia de Tutóia foi marcado por um grande retiro espiritual na comunidade Curralinho, que dista 37 km da sede Paróquia. A razão deste acontecimento, foi para responder ao que estava prescrito no Plano Operacional Paroquial de 2011, e o fato de ser no Curralinho foi para viabilizar a presença e a participação das comunidades que estão no interior do municípío. Estávamos em torno de 240 pessoas o que deu grande significado àquele encontro, e demonstrou um maior entendimento por parte do povo da nossa paróquia. acerca do que é viver como conjunto, como irmãos.
Iniciamos as 8:30 com uma oração coordenada pela Legião de Maria, em seguida a orientadora Márcia do Terço da Divina Misericórdia fez uma grande pregação sobre o Espírito Santo e sua influência na nossa vida, na vida dos jovens, na vida das famílias. As 10:30 realizamos uma belíssima adoração com o passeio do Santíssimo Sacramento em meio ao povo, momento forte, onde as pessoas parecem sentir-se mais íntima e mais príxima de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
As 15:00 celebramos a Eucaristia encerrando, portanto, aquele dia que foi ímpar na nossa comunidade. Ao final houve testemunhos acerca daquele dia, foi de fato uma grande experiência de Deus, e muitas pessoas sugeriram a continuidade daquela experiência em outros momentos do Ano litúrgico.


domingo, 29 de maio de 2011

ENCONTRO REGIONAL DE PRESBÍTEROS





Nos dias 17 a 20 de maio de 2011 aconteceu no Centro Nossa Senhora da Piedade em Coroatá o Encontro dos Presbíteros do Maranhão. Tratando sobre a Formação Humano Afetiva e sobre a Pastoral Presbiteral, temas defendidos por Padre Sarges da Diocese de Pinheiro e Padre Reginaldo Assessor da CNBB, o primeiro lembrou que a afetividade é a força propulsora do ser humano. Uma coisa é ter um objeto do meu desejo sexual, a outra é realizá-lo. O nosso objetivo é chegar à maturidade, que é um ajustamento dos nossos conflitos, dos nossos medos. Ela deve me dar como resultado a simplicidade. Ela é um sinal de que sou agora uma pessoa integrada. Se não amadurecemos teremos conflitos na vida. O mundo não poupa ninguém, por isso é preciso ter elementos para poder administrar toda essa demanda de forças e fantasias que o mundo impõe. Padre Reginaldo iniciou sua fala dizendo que a Pastoral Presbiteral é acima de tudo um comprometimento dos presbíteros numa relação mútua. Se o presbítero está bem, está também seu ministério.Citando Padre Guido disse: A Pastoral presbiteral é o acompanhamento pessoal e comunitário. Preciasamos agir como pessoas, precisamos conheçer Jesus, precisamos viver e agir como Jesus. Você não deve ser identificado com o ofício que exerce, mas com a pessoa que você é. A Pastoral Presbiteral tem que nos ajudar a crescer na nossa espiritualidade presbiteral, que é o encontro com a pessoa de Jesus Cristo. O encontro terminou com um lazer e reuniu em torno de 35 padres que vieram de 10 dioceses faltando apenas Imperatriz e Balsas. Grandes presenaças e participações de Dom Sebastião Bandeira Bispo de Coroatá e Monsenhor Benedito Araujo, eleito bispo para a Diocese de Guajará Mirim Rondônia. Este encontro que serviu também para eleger a nova comissão regional de presbíteros, que assumirá por quatro anos, assim definiu: Presidente - Padre Jean de Coroatá, Vice presidente - Padre Josimar de São Luís. Secretário - Padre Paulo de Pinheiro. Tesoureiro - Padre Isaac Góes de Viana. Se juntam a essa comissão os representantes do clero de cada diocese do Maranhão. O proximo encontro acontecerá na Diocese de Brejo em maio de 2012.

terça-feira, 26 de abril de 2011

PARÓQUIA CELEBRA VIGÍLIA PASCAL

A Vigília Pascal, a mais esperada de todas as vígilias e a mãe de todas, teve início na nossa paróquia às 21:00 com a bênção do fogo na parte frontal da Igreja Matriz. Após a bênção do fogo foi aceso o Círio Pascal e em seguida todas as velas como sinal de quem está em vígília, em espera, acordado até o Senhor voltar para preparar a mesa e servir. Em seguida foi feita a procissão com o Círio para o interior da Igreja e foi feita a Proclamação Pascal.
Sobre a liturgia da palavra, Padre Isaque lembrou que a água tratada pelo Profeta Isaías é uma referência às águas do dilúvio, do Mar Vemelho, onde o mal personificado nos soldados e nas cavalarias de Herodes, foi afogado. E hoje é importante que afoguemos todos os tipos de males, de ódios e de pecados. Sobre o Profeta Ezequiel, lembrou que como o povo de Israel, muitas vezes o aparente abandono que Deus nos faz, não serve para nos acordar do rumo errado que tomamos. Mas sem que mereçamos Deus volta atrás, refazendo-nos, concertando-nos e renovando-nos a partir do nosso interior. "Arracarei esse coração de pedra e colocarei um coração de carne". Só um coração de carne pode deixar penetrar o amor que Deus sente por nós. Só um coração curado, transformado, renovado, um coração que deixou a sexta feira sombria, compreenderá o Cristo Ressuscitado, o Cristo do terceiro dia. A liturgia terminou as 23:50.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

PARÓQUIA CELEBRA A PAIXÃO DE JESUS

As 15:00 de Sexta Feira Santa iniciamos na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré a celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Presidida por Padre Isaque o mesmo lembrou uma homilia de Bento VXI quando o Santo Padre tratou sobre o Domingo de Ramos, e alertou o povo para que não estendesse sua participação no cenário seguinte. Pois segundo Padre Isaque participar da cena de Sexta Feira Santa, é exercer um papel de ódio, vingança e traição. A celebração continuou com o beijo da cruz, comunhão e via sacra pelas ruas da cidade. No final todos sairam em silêncio para suas casas.

domingo, 24 de abril de 2011

GRUPO DE ACÓLITOS RENOVA SEU COMPROMISSO

A Missa de 5ª Feira Santa também serviu para que os acólitos da nossa paróquia pudessem fazer a renovação do seu compromisso com o serviço do altar. Renovaram: Aristone Cruz, Diogo Lima, Maximo, Geisiane, Cíntia, Josecílio Neto, Lucas Nunes. E iniciaram: Adailson e José Filho.
Padre Isaque que presidiu esta parte, iniciou dizendo: meus irmãos por muitos anos o nome que era dado àqueles que fazem os serviços do altar, quais sejam, tocar a campainha, entregar as oferendas, lavar as mãos do padre, conduzir a cruz até o altar, manuseiar o turíbulo e a naveta e conduzir o missal, era o de acólitos. E leu um trecho de uma carta do Papa Paulo VI para justificar as mudanças que ocorreram na identificaçãso do acólto.
Acólito é um ministério conferido à um ministro ordenado ou à um leigo em caminho do sacerdócio ou não. (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
Neste sentido, Cerimoniário não é Acólito. O Cerimoniário é uma função litúrgica conferida à leigos para que possam auxiliar o presbítero nas celebrações litúrgicas, ressaltando que não é apenas na celebração eucarística, mas também em todos os rituais litúrgicos que há em nossa igreja. Nesta liturgia e daqui por diante, nossos irmãos serão chamados cerimoniários, concluiu.
Dentro do rito foi feita a leitura de atos 6,1-6. E Padre Isaque fez a seguinte colocação:
"Servir é a missão de todo Cristão, mas o cerimoniário assume esse compromisso de modo especial". Num momento em que os gregos veem suas viuvas mal servidas, mal acolhidas, ou negligenciadas por parte dos hebreus, então é convocada uma reunião para que apareçam mais servidores, uma vez que o número de discípulos aumentou, e é preciso conformar o ministério da palavra com o serviço ao povo que necessita. Então são escolhidos Estêvão, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Há quase quatro anos aqui nesta Igreja, foram escolhidos, todos esses que ainda pouco foram chamados, e hoje adailson e José Filho. Rezemos por eles, para que sejam perseverantes, e pessoas de grande reputação, amem o que fazem, e testemunhem, para assim atrairem outros jovens para este mesmo serviço. Em seguida foi feita a renovação do compromisso e a celebração aconteceu numa solenidade sem par.

PARÓQUIA CELEBRA 5ª FEIRA SANTA

"A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a sexta-feira da paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os até o fim".
Foi centrado neste amor até o fim, amor, que Jesus revelou e mais tarde entregou na cruz para os seus, que iniciamos o Tríduo Pascal na nossa Paróquia. A Eucaristia foi presidida por Pe Fábio Rondon que enfatizou a instituição da Eucaristia a partir do gesto personalizado do lava-pés como expressão concreta do amor.
Este momento terminou com a transladação do Santíssimo Sacramento até à sacristia, onde seguiu-se com a adoração até as 15:00 de sexta feira , quando iniciamos a celebração da Paixão seguida da Via - Sacra.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PARÓQUIA CELEBRA DOMINGO DE RAMOS

Nem mesmo a chuva que caiu ontem, impediu que a Paróquia Nossa Snhora da Conceição celebrasse com toda a Igreja no mundo, o Domingo de Ramos. A concentração que se deu na capela de Nosa Senhora de Fátima na Barra, contou com um grande número de fiéis, que depois de ter sido dada a bênção dos ramos e proclamado o Evangelho, o povo saiu  pelas ruas até à Igreja Matriz.
A origem do Domingo da paixão seria um costume popular do século V, em Jerusalém, que na tarde do Domingo fazia uma procissão solene para comemorar a entrada de Jesus na cidade. A procissão de palmas iniciava-se no Monte das Oliveiras na direção da cidade, imitando assim o ingresso do Senhor em Jerusalém. O sucesso e a popularidade desta evocação comemorativa dá-se porque a comunidade revive, dramatizando a cena evangélica da entrada de Jesus em Jerusalém lida no início, refazendo depois o percurso feito por Cristo. A procissão não estava ligada a uma celebração eucarística.
No início do século VII esses costumes passarão do Oriente para a Espanha e a Gália. Somente no século XII que será aceita em Roma.
Desde os tempos primitivos, começa em algum lugar fora da Igreja principal. No início da Idade Média, o centro da atenção era o livro do Evangelho, mais tarde suplantado por relíquias e, finalmente, pela própria Hóstia.
Celebrar este dia é fazer parte da cena onde o Senhor é aclamado Rei. Oxalá não nos estendamos para a segunda cena, a da sexta feira, onde o mesmo Senhor, inocente, é trocado por um culpado. Fazer parte desta cena é exercer um papel de ódio, traição e vingança.