Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PARÓQUIA CELEBRA DOMINGO DE RAMOS

Nem mesmo a chuva que caiu ontem, impediu que a Paróquia Nossa Snhora da Conceição celebrasse com toda a Igreja no mundo, o Domingo de Ramos. A concentração que se deu na capela de Nosa Senhora de Fátima na Barra, contou com um grande número de fiéis, que depois de ter sido dada a bênção dos ramos e proclamado o Evangelho, o povo saiu  pelas ruas até à Igreja Matriz.
A origem do Domingo da paixão seria um costume popular do século V, em Jerusalém, que na tarde do Domingo fazia uma procissão solene para comemorar a entrada de Jesus na cidade. A procissão de palmas iniciava-se no Monte das Oliveiras na direção da cidade, imitando assim o ingresso do Senhor em Jerusalém. O sucesso e a popularidade desta evocação comemorativa dá-se porque a comunidade revive, dramatizando a cena evangélica da entrada de Jesus em Jerusalém lida no início, refazendo depois o percurso feito por Cristo. A procissão não estava ligada a uma celebração eucarística.
No início do século VII esses costumes passarão do Oriente para a Espanha e a Gália. Somente no século XII que será aceita em Roma.
Desde os tempos primitivos, começa em algum lugar fora da Igreja principal. No início da Idade Média, o centro da atenção era o livro do Evangelho, mais tarde suplantado por relíquias e, finalmente, pela própria Hóstia.
Celebrar este dia é fazer parte da cena onde o Senhor é aclamado Rei. Oxalá não nos estendamos para a segunda cena, a da sexta feira, onde o mesmo Senhor, inocente, é trocado por um culpado. Fazer parte desta cena é exercer um papel de ódio, traição e vingança.

Um comentário:

  1. Como particiante da comunidade do Comum, fiquei muito satisfeita com acelebração de Ramos pela manhã. Nossa comunidade agora ganha força!

    ResponderExcluir