Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

GRUPO DE ACÓLITOS RENOVA SEU COMPROMISSO

A Missa de 5ª Feira Santa também serviu para que os acólitos da nossa paróquia pudessem fazer a renovação do seu compromisso com o serviço do altar. Renovaram: Aristone Cruz, Diogo Lima, Maximo, Geisiane, Cíntia, Josecílio Neto, Lucas Nunes. E iniciaram: Adailson e José Filho.
Padre Isaque que presidiu esta parte, iniciou dizendo: meus irmãos por muitos anos o nome que era dado àqueles que fazem os serviços do altar, quais sejam, tocar a campainha, entregar as oferendas, lavar as mãos do padre, conduzir a cruz até o altar, manuseiar o turíbulo e a naveta e conduzir o missal, era o de acólitos. E leu um trecho de uma carta do Papa Paulo VI para justificar as mudanças que ocorreram na identificaçãso do acólto.
Acólito é um ministério conferido à um ministro ordenado ou à um leigo em caminho do sacerdócio ou não. (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
Neste sentido, Cerimoniário não é Acólito. O Cerimoniário é uma função litúrgica conferida à leigos para que possam auxiliar o presbítero nas celebrações litúrgicas, ressaltando que não é apenas na celebração eucarística, mas também em todos os rituais litúrgicos que há em nossa igreja. Nesta liturgia e daqui por diante, nossos irmãos serão chamados cerimoniários, concluiu.
Dentro do rito foi feita a leitura de atos 6,1-6. E Padre Isaque fez a seguinte colocação:
"Servir é a missão de todo Cristão, mas o cerimoniário assume esse compromisso de modo especial". Num momento em que os gregos veem suas viuvas mal servidas, mal acolhidas, ou negligenciadas por parte dos hebreus, então é convocada uma reunião para que apareçam mais servidores, uma vez que o número de discípulos aumentou, e é preciso conformar o ministério da palavra com o serviço ao povo que necessita. Então são escolhidos Estêvão, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Há quase quatro anos aqui nesta Igreja, foram escolhidos, todos esses que ainda pouco foram chamados, e hoje adailson e José Filho. Rezemos por eles, para que sejam perseverantes, e pessoas de grande reputação, amem o que fazem, e testemunhem, para assim atrairem outros jovens para este mesmo serviço. Em seguida foi feita a renovação do compromisso e a celebração aconteceu numa solenidade sem par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário